Espaço Cheios de Vida – Rua da Capela

O Externato de Educação Popular, para além de se designar como uma Instituição Particular de Solidariedade Social desde 1935, tem também como principal objetivo dar apoio na dinamização do Bairro onde se localiza, Liberdade / Serafina, juntamente com a população bem como com os utentes, pais e alunos desta Entidade.

Neste sentido, desafiámo-nos a candidatar ao Projeto BIPZIP (Bairro de Intervenção Prioritária, Zona de Intervenção Prioritária). Este é um Programa criado em 2011 pela Câmara Municipal de Lisboa como um instrumento de política pública municipal, que visa dinamizar parcerias e pequenas intervenções locais de melhoria dos “habitats” abrangidos através do apoio a projetos levados a cabo por juntas de freguesia, associações locais, coletividades e organizações não-governamentais, contribuindo para o reforço da coesão socio-territorial no município, tendo consequências diretas em termos de empregabilidade, formação, atuação nos domínios da saúde, educação, junto dos idosos, jovens desempregados, ou de grupos vulneráveis.

Tendo claramente conhecimento do tipo de população que reside nesta zona da freguesia de Campolide, concorremos com o Projeto “Cheios de Vida”. Este, tendo na sua génese o passado histórico e o papel social desempenhado pelas Irmãs do Amor de Deus, propõe ultrapassar o isolamento dos seniores, provocado pela falta de interação familiar e social e agravado pela COVID-19, tendo como base 3 eixos centrais: reaproximar pessoas, reconhecer e valorizar as diferenças entre os seniores e na comunidade e partilhar experiências que contribuam, de forma dignificante, para uma melhor qualidade de vida da população idosa.

Neste sentido, pretende-se que seja um processo de inclusão comunitária e intergeracional entre a população sénior do bairro e da freguesia e as crianças e jovens do Externato de Educação Popular.

Para que este projeto se concretize, o Externato dispõe de um espaço na Rua da Capela, há já algum tempo inativado, com diversas divisões e onde se pretende a realização de várias atividades (ex: Bilbioteca, Ginásio, Banco de Sementes, Cozinha Comunitária, entre outras) que envolvam toda a população de modo a que o mesmo seja utilizado, dinamizado e vivido por todos e para todos.

Este projeto teve o seu início no passado mês de novembro de 2021 e terminará um ano depois.

À nossa instituição juntam-se os seguintes os parceiros: Associação de Moradores do Bairro da Serafina, Associação Margens Simples e a Junta de Freguesia de Campolide. A nível informal, a Fundação AgaKhan, a ABFA – Ajuda Bebés e Famílias Associação e a ADM Estrela também se juntam ao projeto, dado os seus conhecimentos neste tipo de matérias, tornando-se uma mais-valia para o sucesso do mesmo.

Atividades a desenvolver: Veja aqui o Plano Semanal!

Banco de Sementes – Inscrições Abertas!

Entidade Promotora:

 

 

 

 

Parceiros:

 

 

 

 

Mais informação:

Contactos:

Espaço Cheios de Vida
cheiosdevida@gmail.com
213 882 675